Translate

20070803

PRIMEIRO EXAME PSICOTÉCNICO - CNH - VEJA COMO É O EXAME

Essas dicas foram tiradas exclusivamente de minhas memórias. Não sendo repassadas, por nenhum profissional do ramo. No entanto, as fotos foram tiradas e representadas por um amigo.





Traço na horizontal com a mão direita - você traça uma reta na horizontal, com a mão direita, depois com a mão esquerda -  em continuação ao exame  o examinador tampará a sua visão e você terá de continuar traçando sem olhar.
                               Exame traço na horizontal com a mão direita

Traço na horizontal com a mão direita - inicia-se com um traço na horizontal da esquerda para direita e vice versa - depois você terá que traçar sem olhar, só por intuição. 



                                               TRAÇO NA VERTICAL

Traço na vertical - inicia-se traçando normalmente , para cima e para baixo...depois você terá de fazê-lo sem olhar...

Desenho da escada com a mão esquerda - não é tão fácil assim, você faz esse exercício primeiro com a mão esquerda e depois com a direita. O aplicador do exame pede para você traçar o desenho da escada, assim que terminar os degraus você terá que desenhar outros...subindo a escada e descendo...num determinado ponto do desenho o aplicador tampará a sua visão e você continuará a desenhando sem olhar.



Desenho da escada com a mão direita e esquerda- o examinado desenvolve o desenho traçando-o, para cima e para baixo - depois o examinador tampará sua visão novamente.



Desenho em círculos (elos) com a mão direita - o examinado terá de contornar os elos primeiramente vendo-os... e depois com o olhos vendados.


Desenho dos círculos (elos) com a mão esquerda - inicia-se contornando os círculos vendo-os - depois você continuará a criá-los sem vê-los...só com o seu radar humano ligado. Exame psicotécnicos em Juiz de Fora-MG. o meu exame foi desse jeito - talvez o seu será de outro modo.

                                
                               



Teste de identificação de figuras - o examinado visualiza primeiramente três figuras acima . O aplicador marcará 5 minutos para você localizá-las no meio das outras figuras distintas  - se durante esse tempo  você não identificar 70% das figuras corretas, estará reprovado. O candidato a habilitação reprovado nos exames psicotécnicos, ficará 45 dias suspenso (pelo menos eu fiquei), e só poderá fazê-lo novamente depois de pagar a taxa de repetência na clinica. No entanto quando você der continuidade ao exame. Um novo aplicador (a) falará para você delicadamente que ele (a) será o responsável pela sua reabilitação nos exames. O meu segundo exame na clinica, foi bem mais fácil e deu para passar direto.
Por gentileza - você que fez o exame psicotécnico - envie-me um e-mail relatando como foi o seu desepenho e que tipo de exame caiu  - isto ajudará novos alunos a passarem. Quando não passamos isto não quer dizer que queiramos que outros não passem - temos que estar unidos para sempre, para o bem comum.  
JORGE NAZA - jjnazareth@ig.com.br

63 comentários:

  1. Anônimo8/22/2008

    ferraram o blog...
    Pena, um dos unicos pontos aonde dava pra saber sobre como funcionam os exames nessa cidade de merda

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10/27/2010

    Gostaria de ver as próprias psicólogas,fazendo esses exames.isso é coisa de doido.Me prove em que situação uma pessoa é reprovada com esse teste,conheço pessoas que dirigem a anos pelo mundo nas estradas e coloquei várias pessoas que tem carteira a 30 anos.e nenhum fizeram exatamente o que as psicólogas querem.Essa não é a solução p um bom motorista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/15/2012

      Ei mas o irmão de uma amiga minha conseguiu ser reprovado nesse exame. Acredito que depende muito do avaliador...

      Excluir
    2. Anônimo7/19/2012

      vou lhes contar algo, este tipo de exame nao existe aqui na europa nao. eles nem sabem o que seja um exame psicotecnico.
      Pelo que vejo, é uma boa maneira de fazer ganhar dinheiro as cliniques e dar trabalho aos pisicologos.
      Sou pisicologa eu mesmo (formada na europa) e nunca soube qual é a utilidade disto e falando com colegas aqui, ninguem consegue compreender.

      Excluir
    3. Anônimo12/12/2012

      ohhh meu bem, se vc tivesse feito "pIsicologia" na Europa vc com certeza n estaria escrevendo assim hahah.. enfim, estude um pouco mais e fale um pouco menos!! fikdik

      Excluir
    4. Anônimo9/20/2013

      Enfim, este último anonimo parece-me um idiota.
      Antes de se corrigir alguém que tal você mesmo não estudar. Mas terá de ser muito, pois a ignorância está enorme.
      Adorei o jeito que escreveu psicologia.
      "Fica a dica": fique em silencio ser boçal e vá estudar.

      Excluir
  3. Anônimo2/22/2011

    me ajudou muito...procurei o dia todo por imagens do exame e so encontre aki e um outro site k tbm tem seu link...tomara que eu consiga passar...brigadaooo

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/15/2011

    acho que para que tantas injustiças no exame se tantas pessoas continua imprudentes no transito ate mesmo quem aplica os tais.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/11/2011

    hehe
    fiz o exame hj, exatamente igual a este, em brasilia.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/17/2011

    palhaçada estes exames com os olhos tampados sem noçao ninguem dirigi com o olho vendado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/13/2012

      Idiota...vai estudar

      Excluir
    2. Anônimo7/02/2012

      kkkkk Ai ai...

      Excluir
  7. Anônimo8/09/2011

    Me ajudou muito. Obrigada por postar!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/25/2011

    Não consigo achar testes psicotécnicos do detran para imprimir para ajudar um amigo que não consegue passar no exame

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda ele procurar um psicologo, pois ele tem algum problema psicológico e não esta sabendo lidar com isso.

      Excluir
  9. Anônimo11/24/2011

    Nada a ver esse pisicotecnico colocado nesse site aí o que cai na hora lá é totalmente diferente! Ninguém cai nessa não que é furada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/05/2012

      não, foi exatamente este, que caiu p/ mim, eu irei voltar para outro exame, talvez o outro seja diferente, preciso pesquisar quais outros podem cair.

      Excluir
  10. Anônimo12/01/2011

    pow valew pela ajuda...

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12/27/2011

    Sou motorista e pra mim este teste foi...... um meio de tira nóis du basquete!!!!!!!!!!!!!!!!

    è pá kaba cu piqui du GÓIAS......

    PUTA MERDA EM VANDERCI!!!!

    QUE PAPELÃO HÃÃÃÃÃÃÃ !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1/04/2012

    porque que pra fazer esse teste de psicotécnico pede pra ter calma e se a pessoa que esta pra te avalha não tem calma é muito pequeno o tempo

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1/06/2012

    valeuuuuuuu

    ResponderExcluir
  14. Eu vou fazer o exame Psicotecnico essa semana e estou muito nervosa, mais com essas dicas já vou treinando um pouco ate o dia do exame. Muito boa as dicas.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1/17/2012

    ei consegui ser reprovado no teste das três setas, poderiam me passar outros teste de atenção? Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Anônimo1/20/2012

    essas dicas me ajudaram muito valeu!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo1/24/2012

    Acho que isso não prova nada, já vi muita gente boa de volante ser reprovada e umas pontas imprudentes serem reprovadas. Na minha opinião, eles tem que mudar um pouco esse conceito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8/05/2012

      Esse teste não capta suas habilidades no volante, isso vai ser avaliado na prova pratica, meu amigo.
      Esse teste, testa apenas teu temperamento, formas de se relacionar, respostas comportamentais diante de situações estressantes, etc.

      Não critique algo que você não conhece. Alguém estudou muito pra criar esses testes. E você apenas "SUPÕE" que eles não servem para nada. Antes de dizer algo, vai estudar muito mais do que esses pesquisadores que criaram o teste. Estude muito mais que eles, pra então poder dizer que eles estão errados. Utilize provas, e não suposições infundadas.

      Excluir
  18. Anônimo2/07/2012

    tomei pau nessa merda, na verdade a pscologa n foi c a minha cara,pq a primeira menina q fez tava fazendo a prova toda errada e a droga da mulher trocou e passou de primeira e eu tive q fazer uma porrada de coisa sacanagem eseperoq no meu reexame eles trocam de psicologa, mulher fdp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/13/2012

      minha pisicologa me reprovou de novo ,ela e muito nervosa eu fui ate bem,mas me reprovou nos bendito pauzinho,nao tem como fazer retinho como o dela,injustiça comigo

      Excluir
    2. Anônimo8/05/2012

      Como você sabe que a menina em sua frente fez tudo errado? o.O
      Você nem sabe o que eles querem captar desses testes. Talvez a menina demonstrou um comportamento adequado na realização. Talvez diferente de você.

      A psicóloga não te reprovou por não ter ido com a tua cara, isso é fato.

      Excluir
  19. Anônimo2/13/2012

    eu tou precisando de ajunda para passa no texte de pisicotecnico raciosinio logico ja fis duas veses mais não consiguir passar eu não encotrei esse exame so sait das figuras vou fazer dinovo amanhã mais se deus quiser eu passar e vai da tudo certo

    ResponderExcluir
  20. Fiz o teste aqui em Uberlândia e foi idêntico a esse aí. Recomendo a quem quiser testar. Valeu por ajudar tantas pessoas que querem tirar a CNH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/06/2012

      Eu fiz esses mesmos testes aqui em 2007, não passei, e agora vou tentar de novo... na clínica que mais reprova em Uberlândia: Santa Cecília.

      Excluir
  21. Anônimo3/01/2012

    Fiz um exame da escada na supervia e foi uma merda e não sei a intenção desse exame.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo3/09/2012

    Valeu pelas dicas...

    ResponderExcluir
  23. Anônimo3/15/2012

    gostei treinei vai me ajudar no exame

    ResponderExcluir
  24. Anônimo3/21/2012

    fiz o exame Psicotécnico e não passei.ai mostra ser facil só q na hora,o nervosismo e tao grande q vc acaba errando.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo4/25/2012

    no ceara e pedido um desenho de uma arvore uma casa e um boneco fiz todos com um chão no boneco colequei roupa, olhos, nariz, orelha, boca e cinco dedos. na seguinte dado uma folha com muitos cruzes com bolinha entre cada lado na folha existem uitos diferentes vc tem que maarcar e dado um tempo nesse fiz ate a metade da folha ja no teste seguinte e dado um livro de capa vermelha que não lenbro o nome que e cheio de figuras começando com a do cavalo onde vc tem que completa colocar que figura estar faltando esse eu fiz tive dificuldade nas 3 ultimas porem e facil


    eu não passei ai fiquei com duvida então provavelmente não foi na 1 do desenho , na do livro creio que não se tiver errado foi uma das tres ultimas ou todas as tres, mas sera que so isso reprova, ai vem outra a prova do x qual a intenção mascar o maior numero de x em menos tempo ou apenas não deixar passar os x sem marcar provavelmente foi nessa que fiquei.

    ResponderExcluir
  26. gostaria de receber o teste para treinar.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo5/15/2012

    fiz o teste hoje e a pisicolooga me precionou pra caranba dai me deixou nervosa não sei se passei ela me mandou voutar amanha acho que vou ter que fazer denovo

    ResponderExcluir
  28. Anônimo5/21/2012

    amanha irei refazer o texte com as dicas vou com mais segurança obrigada e que deus me ajude!

    ResponderExcluir
  29. Anônimo6/26/2012

    Fui reprovada ah um ano exame esta parte eu ate passei,mas teve a parte do zigui e zague que nao fui bem estou muito nervosa meus amigos tiram muiti saro e so agora estou criando ciragem para realizar o exame novamente!

    ResponderExcluir
  30. Anônimo6/26/2012

    todos os exames clinicos devem ser desse tipo ou tem algum outro diferente?

    ResponderExcluir
  31. Anônimo6/30/2012

    Eu fiz examente este teste com as três figuras e adivinhem fui reprovada não concordo com esses critérios de avaliaçõ é pra desestabilizar qualquer pessoa.

    ResponderExcluir
  32. Vou fazer o teste amanhã,aqui no E.S não sei se vai ser igual, mais muito obrigado por dedicar seu tempo tentando ajudar as pessoas. Que Deus te abençoe! E a mim também!!! RsrSrs...Bjs

    ResponderExcluir
  33. Anônimo7/11/2012

    eu repeti nos triangulo no livrinho como ficar calma sou muito nervosa e a pisicologa muito stressada o que fazer

    ResponderExcluir
  34. oi vc é uma viada rapariga mais o post foi legal

    ResponderExcluir
  35. Anônimo7/31/2012

    GOSTARIA DE SABER SE ESSES PISICOLOGOS TEM CNH E SE POR VENTURA ALGUMA VEZ ESTES COMEDORES DE DINHEIRO PASSOU POR ALGUM APURO NA ESTRADA E NA CIDADE E SE LEMBROU DE ALGUM TRAÇO OU FIGURA QUE NA QUAL ELES DIZEM SER TAO OTIMO PARA QUEM TIRA CNH SE LEMBRARAM DE ALGUMA COISA O MAXIMO QUE CONSEGUIRAM FOI UM BELO DE UM ACIDENTE SEM COBRAR NADA AQUI VAI UMA DICA SERIA MELHOR ANULAR ESTE TESTE RIDICULO QUE NAO SERVE DE NADA E PRATICAR OS ALUNOS EM PISTA DURANTE O DIA E TAMBEM A NOITE POIS FIGURAS E TRAÇOS NAO ENSINA NINGUEM A SER BOM MOTORISTA FICA AQUI UM LEMBRETE AOS COMEDORES DE DINHEIRO SENHORES PISICOLOGOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concardo com vc amigo mais isso é só pra roubar dinheiro cade que esses pauzinhos de merda e circulo adiantaram pro meu irmao q faleceu faz 1 ano nun acidente de moto com 22 anos de idade adiantou se esforçar nesses pauzinhosai q e tao importante pra eles ja reprovei 2 vezes tbm ne desenho de circulo de merda por q naô falam de transito q é melhor pra gente o q tem avê issoai q eles passamkkkkkkkk

      Excluir
  36. Anônimo8/01/2012

    Putz....fiz tudinho isso aiiii ela me deu outra cchance pq comi mta bronhaaaa mas e dificil mesmooo

    ResponderExcluir
  37. Anônimo8/17/2012

    fiz o teste das setas hoje,não consegui chegar até o final.A psicologa disse q tive somente 2 erros, mas nao conclui os 70% do teste.tive atenção,mas não agilidade.me dê uma dica por favor.Vou repetir na segunda-feira.obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É facil.... seja mais rápido. faça mais de 70%, num importa o tanto de erros ( é lógico que o cê num vai erra tudo né) torce pra ela te dar o mesmo teste, pois geralmente elas mudam de teste.... boa sorte !!!!

      Excluir
  38. Anônimo11/24/2012

    Quem fica xingando que os psicólogos que não os passaram nos testes "são os filhos da puta" já demonstra agressividade na própria fala. Apenas na maneira de falar já observa-se comportamento inadequado para dirigir. Pensem nisso.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo12/06/2012

    esse tal de psicot�cnico s� serve pra atrapalhar a vida de quem quer aprender dirigir. fazer desenhos com os olhos fechados t� por fora, pois ningu�m vai dirigir dessa maneira. Isso tinha mesmo � que acabar.

    ResponderExcluir
  40. marcteatro1/03/2013

    Nossa me ferei hoje num destes testes de 3 fuguras no meio de uma pagina inteira, fiz duas vezes uma piscologa que mais parecia um robo, não atingi os 70% na conta dela...confesso que estou ate agora sem saber como foi esta avaliação tive 01 erro e 120 acertos na primeira e na segunda depois de uma chamada de atenção dessa psicologa devido meu grau de instrução (superior) ainda me tirou a vaca...ela me reprovou porque fui mais criterioso nos erros diminui para 78 acertos das figuras e mesmo assim ela me reprovou...Disse que eu estava muito nervoso e mandou eu voltar daqui a uma semana para repetir o mesmo teste...confesso que fiquei muito desistimulado porque senti que o lance foi uma jogada, fiquem de olho...se rolar pedido de propina fico sem carta mais denuncio esta clinica e detran de Bh...Se tiver alguma resposta sobre este teste comunique marcteatro@gmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  41. Anônimo1/15/2013

    minha primeira habilitação estou com medo por que não fazia idéia de o que seria esses exames agora ficou mais facil já tendo uma noção do que eu posso esperar.

    ResponderExcluir
  42. Anônimo1/19/2013

    meu foi fazer o exame e a psicologa(uma doida)me deu uma piramide para completar com algumas cores,até ai tava tudo certo
    só tinha esperado quase 2horas,quando fui colocar as cores e me falou ``é pra fazer uma pirâmide feliz´´
    meu nessa hora respirei fundo é pensei ``fudeu´´ nunca na minha vida eu vi ou fiz uma PIRÂMIDE FELIZ.
    deu merda vou ter fazer outro exame porque acho que nem ela sabe o resultado que deu e pediu pra mim voutar lá outro dia

    ResponderExcluir
  43. LOURDES 21/O1/2013
    EU MORO EM MACEIO E TENHO 53 ANOS E FIZ O TESTE DOS TRAÇOS E DOS SINAIS HOJE E PASSEI O SEGREDO É DORMIR CEDO ANTERIOR AO TESTE E PROCURAR NÃO FICAR NERVOSO POIS O NERVOSISMO É O QUE ATRAPALHA

    ResponderExcluir
  44. Anônimo1/22/2013

    Fiz hoje o de setas, ficaram faltando 4 linhas pra terminar, acho que não passei :((

    ResponderExcluir
  45. Anônimo1/30/2013

    o teste não é defício, difício é ter calma e agilidade. A finalidade do teste é te desestabilizar e provar teqcinas. Quando o psicólogo parece estressado ele(a) está te testando. Sobre os testes,existe inumeros modelos, não dá pra pesquisar todos...

    ResponderExcluir
  46. gostei da dica estou pretendendo voltar a fazer auto escola e claro estou vendo como funciona de verdade o psicotecnico isso pode me ajudar muito vlww

    ResponderExcluir
  47. Anônimo2/16/2013

    Fiz hoje em sao paulo. Nao fiz esse. O meu era fazer varios palitinhos com o lapis e quando ele mandava vc fazia um risco horizontal...dois ate a mãe de tantos palitinhos...depois o msis difícil...lógica com figuras...as primeiras sao faceis..as ultimas ja sao mais dificeis..da uma olhada na internet antes....o que deu para sacar e que dependendo do seu grau de escolaridade vc precisa acertar mais....no meu caso tenho superior e o mínimo era acertar 32 dos 40 testes de lógica.....boa sorte

    ResponderExcluir
  48. estou a ponto de começar a tirar ,minha primeira habilitação.e busco dicas,obrigada vai me ajudar pode deixar que eu posto aqui como foi...

    ResponderExcluir
  49. Anônimo9/20/2013

    Farei este teste amanhã. Não me sinto preocupada ou nervosa com isso.
    Sinceramente acho isso uma coisa inutil, afinal, tem várias pessoas que tiveram tal aptidão para este teste mas nas ruas são verdadeiros imbecis.
    Não creio na psicologia. Podem usar dos argumentos que quiserem. Nada irá me convencer que alguém em menos de uma hora possa saber a maneira que eu conduzo minha vida.
    Acredito que seja apenas mais uma forma de se ganhar dinheiro.
    Meu pai sempre passou e ele é super estressado, irritado, sem um pingo de paciencia. E meu noivo não passou pois, segundo ela, ele é muito irritado. Estranho não?

    ResponderExcluir

COMENTE, MAS EDUCADAMENTE E COM MODERAÇÃO.

O Globo Online » Ciência

O Globo Online » Saúde

O Globo Online » Tecnologia

Fórmula 1

Jornal de Debates - Mais Lidos

Jornal Nossa Folha - Brasil

yamaha « WordPress.com Tag Feed

suzuki « WordPress.com Tag Feed

Portal do Trânsito

Gazeta do Povo

motosBrasil - Novidades sobre motos

Pesquisar este blog

Carregando...

G1 - O Portal de Notícias da Globo

G1 > Política

G1 > Mundo